Autoestina afeta atuação no mercado de trabalho

A autoestima[bb]é fator crítico para o sucesso profissional[bb] e de vida. Alguns já nascem com ela bem abastecida, outros têm um trabalho árduo para desenvolvê-la. Mas o fato é que todos precisam cultivá-la, em um processo contínuo.
Vale ressaltar que autoestima e arrogância não são sinônimos. Enquanto a arrogância cega, porque o egocentrismo impede o reconhecimento do outro, a chave da autoestima é o brilho do autoconhecimento.
É preciso refletir, observar, comparar, para obter um diagnóstico fidedigno que permita ao indivíduo conhecer seus limites, desenvolver os pontos fracos e, principalmente, colocar a maior parte de sua energia na potencialização de seus pontos fortes.
A busca do balanceamento entre o reconhecimento da pequenez de nossa existência frente ao universo e, ao mesmo tempo, da importância relativa de nossa existência por sermos únicos pode ser a chave da felicidade e do sucesso.
O senso comum diz que ninguém é insubstituível. No entanto, essa verdade é relativa. Podemos ser facilmente substituídos em tarefas, atividades e, obviamente, em nossas funções no mercado de trabalho.
Mas é preciso lembrar que numa visão mais holística, quem de sã consciência pode dizer que um pai, uma mãe, um irmão ou um amigo pode ser plenamente substituído por outro ser humano?
Ao sermos descartados de uma função ou de uma empresa[bb], como no jogo, é preciso lembrar que eventualmente nossa ‘peça não se encaixava naquele espaço’. Mas com uma boa dose de auto-conhecimento não será difícil saber reconhecer onde nossa peça está sendo requisitada.
Obviamente a vida é viva, o mercado de trabalho está em constante evolução, e não podemos nos acomodar em nossa zona de conforto, crendo que o universo conspirará a nosso favor. É preciso sempre fazer a nossa parte, até porque, se somos únicos, ninguém poderá fazer por nós. Se a auto-superação é o principal alimento de nossa auto-estima, é preciso que a evolução e o auto-desenvolvimento sejam os companheiros indispensáveis dessa jornada evolutiva.
Somos únicos sim, somos imprescindíveis sim, nossa peça pode até estar melhor posicionada no jogo, é verdade, mas esse fato sempre dependerá do ângulo de observação. Assim, quando alguém quiser se descartar de você dizendo que ninguém é insubstituível, lembre-se que você é sim … mas tanto nas potencialidades como nas fragilidades!
O jogo[bb] da vida é complexo, mas é preciso ter em mente que não há jogadores reservas, nenhum de nós pode ser prescindido.
Fonte: O Estado de São Paulo

22 Responses to Autoestina afeta atuação no mercado de trabalho

  1. bom eu queria falar q eu gostaria muito de fazer o joven, aprendiz ou melhor eu queria participar do meu primeioro emprego como eu poderia ter uma oportunidade dessas.
    eu gosto muito de ver os jovem pelo menos se ocupan com alguma coisa e muito bom.
    eu adimiro muito o trabalho que todos vcs fazen.

  2. juliana souza fidellis moretti disse:

    gostaria de trabalha para ajuda minha familia a grece na vida ….?
    queromuito este imprego?

  3. Joice disse:

    Nome:Joice Santos dos Reis
    Idade:14 anos
    Data de nascimento:21/07/1995
    Endereço:Av.dos brasileiros/715 Itapevi-sp
    Bairro:Pq Suburbano
    Tel:4773-6625
    Cel:7522-2543
    Cursando:Ensino Fundamental
    Cursos:Informática treinamento básico e Inglês concluindo
    Estado cívil:Solteira
    obs:Tenho uma facilidade imensa de aprende algu.Aqui em casa somos eu minha mãe e meu irmãozinho de 8 anos minha mãe é empregada doméstica e so ela trabalha,meu pai é separadpo da minha mãe mais ele da uma pensão qui não da nem pra gente se alimentar direiro. Minha mãe paga meu curso de ingês com o maior sacrificio, trabalha até dia de sábado as vezes pra não faltar nada pra mim e meu irmão. Gostaria muito de trabalha para ajuda-a a pagar meu curso de inglês que sempre foi meu sonho. Sonho mto em um dia ir pra Inglaterra estudar ingês lá. Meu sonho estou realizando ki é o cursinho de inglês mais a minha outra parte é ganhar a bolsa na Inglaterra para poder fazer curso de 4 anos la e depois voltar para o Brazil. Mais pra isso tenho qui trabalhar rapidamente para ajuntar um dinheiro pra mim realizar meu sonhoi porque minha mãe não vai ter condições de pagar uma escola la pra mim. Por favor me ajude preciso muito da ajuda de vocês!
    Obrigado.

  4. kelly disse:

    bom eu quero muito participar do jovem aprendiz porque eu preciso muito mesmo minha família é pobre minha mãe faz bicos para arranjar dinheiro para botar comida dentro de casa que é muito difícil faz um bom tempo que nao comprei uma roupa, pois dinheiro mau dava para alimentar todos.
    Ja fiz curso de imformatica inglês e reforso ganhei até certificado e fiz por 4 anos e de graça e hoje eu tou fazendo um curesinho bem pertinho da mimha casa bem baratinho para ver se passo na prova que se Deus quiser vou passar e se vocêsa me ajudarem, com esse dinhero vou poder ajudar no estuso nas dispesas de casa e comprar roupas para todos lá em casa
    por favor me ajudem eu pesso muito para vocês esse vai ser o meu presente do ano
    beijos para todos!!!!

  5. Leticia Caldeira disse:

    Gostaria muito de participar deste programa, pois tenho 14 anos e 9 meses e tenho em minha cabeça, a vontade de ser idependente na area financeira. Ja que tenho muita facilidade de aprender.
    Gosto de todo dia poder aprender coisas novas, e este programa me permitiria fazer isso.

  6. Legal o conteúdo do blog, parabéns!

  7. Elder Reis da Costa disse:

    Olá!
    Meu nome é Elder tenho 16 anos.
    Como muitos outros estou em busca do meu primeiro emprego.De ter uma profisão e ser bom nisto.

  8. bianca disse:

    Bianca rodriguês albuquerquer
    Nacionalidade: brasileira
    Estado civil: solteira
    Idade: 15 anos
    Rua: dos crisantemos n°9
    Bairro: Jardm sonia maria
    São Paulo – capital
    E-mail: bianca_albuquerque@yahoo.com.br
    Telefones: (rec.) (011) 4669-5672, (cel.) (011) 57056631
    • Formação acadêmica:
    Ensino médio (cursando)
    • Cursos:
    Eu sei o basico da computação
    • Experiência:
    Eu não tenho nenhuma experiência , mais eu quero trabalhar em qual quer uma area de trabalho
    • Área pretendida:
    Vendedora, ou atendente
    • Habilidade especifica:
    Facilidades com trabalho em equipe.
    Salario : 500,50 Por Mês

  9. janderson disse:

    Eu queria trabalhar para ajudar a minha mãe e compra as minhas coisa

  10. junior disse:

    a eu quero jovem,aprendis e queria te o meu primeiro emprego se vcs tiver emtereçado esse é o meu telefone tel: 4653-1627 eu aguardo a sua resposta

  11. eu quero muito comesa a trabalha nao aquento mais fica parada cem vaze nada por favor

  12. maiara disse:

    eu qero um imprego

  13. jefferson disse:

    quero um trabalho bom em um lugar bem de si estar e sendo trabalho quero trabalhar

  14. , estou aqui para pedir uma oportunidade de emprego , pois estou precisando muito desse primeiro emprego , pois meus pais estão separados é meu pai nao quer ajuda em nada , é só minha mãe sozinha nao dar , ela nao fala mais sei q ela precisa de alguem para ajuda-la eu quero muito poder ajuda ela , tenho uma irmã de 5 anos q precisa de alimentaçao , é ainda tenho meua avôs q estão doentes é precisam de remedios , eu estudo só uma boa aluna , é quero muito meu primeiro emprego pois preciso.

  15. ana karolinapereira faria cardoso disse:

    Oi tenho 18 anos não tenho experiência procuro uma oportunidade de mostrar o melhor que tenho sou determinada quando quero algo me jogo de cabeça até alcançar meu objetivo gosto muito de expressar de me comunicar. Tenho muita facilidade de adaptar as coisas….Moro no interior e quero mudar de vida pois aqui não tem as oportunidades de que preciso sempre sonhei com meu primeiro emprego também cresci ouvido as dificuldade que sei que terei que enfrentar ao longo de qualquer trabalho seja ele qual for …Também sei que precisa ter firme forte mas ,tbm sei que não se pode ser alguém na vida usando alguém como escada ..Espero te esta oportunidade saberei recompensar com um exelente trabalho. OBRIGADO…

  16. Ana paula oliveira da silva disse:

    Adorei

  17. Ilana Muniz disse:

    Nexmobile! A empresa que decidiu fidelizar usuários de telefonia pré-pagos claro,vivo,tim e oi, fale muito mais, e conquiste uma renda extra!
    Você precisa entender que não se trata de dinheiro fácil, e nem de uma fórmula mágica. E sim de um trabalho honesto e legal que pode lhe render uma boa renda extra trabalhando na internet.
    Não há limites para seus ganhos. Com apenas um único investimento mínimo você terá a oportunidade de Ganhar Dinheiro todos os dias, o retorno será garantido e infinito.
    entre no link abaixo e veja como
    http://www.nexmobile.com.br/?ind=rendagora

  18. Lucas nascimento fernandes disse:

    Quero fazer inscrição para jovens aprendiz tenho 17 anos esperando uma oportunidade nunca trabalhei, estudo aguardo resposta
    recado Hotmail monica-terra@hotmail.com

  19. Eduardo Henrique disse:

    Eu achei esse site e gostei muinto. Esse site está sendo de grande ajuda. E eu queria saber se vc me ajudam a encontrar meu primeiro emprego e tbm queria algumas dicas de cursos q podem me ajudar a colocar algumas coisas a mais no meu currículo algumas coisas q me ajudar com o q eu procuro me tornar futuramente
    tenho 17 anos.
    Eu quero fazer alguns cursos q me ajudem a alcançar algum dos grandes mercados de trabalho como criações de novas tecnologias para celulares, computadores, criações de novos programas etc. E algum dia espero entrar em alguma desses mercados e queria uma grande ajuda.

  20. tainara disse:

    quero ese serviço sempre fui boa garota pa ta trabalhando e sempre dedicada em tudo oque eu façu agredito que eu me cadastrando vou conseguir

Deixe um comentário

